Foram recentemente anunciados os vencedores do 1º Prêmio {CURA}, premiação que tinha como objetivo levantar questões atuais dos processos urbanos e pautar a discussão da mobilidade e lazer na rede cicloviária das cidades brasileiras, desafiando os participantes a projetar considerando elementos que constroem as paisagens de nossas cidades.
Com 62 propostas entregues, o prêmio convidava os participantes a desenvolver um bicicletário público, um objeto relativamente simples, mas que envolve temas relacionados ao espaço público, mobilidade, mobiliário urbano, design, técnica, qualidade de vida, meio ambiente, saúde, ou seja, a bicicleta envolve todos os temas que qualificam a vida nas cidades.
O júri, composto por Daniel Corsi, Eduardo Gurian, Fernando Viegas, Pedro Barros e Pedro Vada, elegeu três projetos vencedores e duas menções. Veja, a seguir, as propostas e o comentário do júri em relação a cada uma delas:
PRIMEIRO LUGAR
Alunos: Augusto Zamperlini, Danilo Di Polito, Pedro Petry e Eduardo Saguas Miller
Instituição: FAU Mackenzie
O trabalho se destaca pela inserção urbana precisa que aproveita uma infraestrutura urbana existente, mais que um objeto arquitetônico, uma estratégia de projeto, estimulando a economia no uso de recursos materiais e induzindo um pensamento sistêmico ao mobiliário que pode ser implantado em diversas outras situações similares.
SEGUNDO LUGAR
Alunos: Guilherme Prado Zorzella e Daniela Zavagli Monteiro da Fonseca
Instituição: FAU USP
Esta proposta merece destaque pela qualidade do objeto proposto, que além de bem desenhado é também implantado de forma coerente ocupando espaço público sem prejudicar o espaço do pedestre. A escala e transparência conferem qualidades arquitetônicas ao equipamento urbano, além do cuidado com o usuário.
TERCEIRO LUGAR
Aluna: Karen Balsevicius Evangelisti
Instituição: FAU USJT
Por sua investigação e ótimo resultado em um projeto que explora elementos construtivos de fácil manuseio, apresentando um importante elemento efêmero e de lógica instalação em eventos de grandes públicos e situações específicas da cidade.
MENÇÃO
Alunos: Tamar Firer e Pedro Felipe Maia
Instituição: FAU UFRJ
Vale destacar este trabalho por seu esforço em integrar o bicicletário ao sistema de transportes de massa tentando também resolver problemas atuais da implantação deste sistema.
MENÇÃO
Aluno: Julio de Luca
Instituição: FAU Mackenzie
O trabalho apresentado mostra relações de estruturas bem definidas e que seriam muito bem instaladas em parques e grandes áreas de lazer.